15.2.07

Obras avançam nas praias algarvias - in Observatorio do Algarve 22-01-2007

As autoridades ambientais propõem-se fazer obras em larga escala em cerca de uma dezena de praias algarvias, para evitar os efeitos da erosão costeira.

Embora sem quantificar qual a parcela que caberá ao Algarve dos 300 a 400 milhões que serão investidos pelo Ministério do Ambiente na requalificação do litoral, a Comissão de Coordenação Regional (CCDR) do Algarve adianta que as intervenções em praias com falésias prevêem alimentações de areias nas praias e intervenções nas próprias arribas.

As praias com os investimentos mais vultuosos são D. Ana (Lagos), Amado, Careanos e Três Castelos (Portimão) e Senhora da Rocha (Lagoa), sublinham as autoridades ambientais, sublinhando que decorrem actualmente intervenções pontuais, entre elas na Praia dos Estudantes, em Lagos.

Estão também previstas intervenções na Ria Formosa - no âmbito do Plano Estratégico da zona - e no âmbito das Unidades Operativas de Planeamento e Gestão, que pretendem ponderar e avaliar soluções para zonas de risco, como a Ilha da Culatra, Ilha de Faro e Vale de Lobo.

A repartição regional dos fundos nacionais ainda não está decidida, precisou a mesma fonte, que ressalvou estar o conjunto de intervenções a levar a efeito em todo o litoral ainda dependente das negociações do Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN), em Bruxelas.

Naquele quadro, no passado dia 12, foram demolidas quatro construções de apoio aos veraneantes, na Praia de Manta Rota, na zona Leste (sotavento) da região, um ano depois das três primeiras demolições.

O projecto de requalificação do litoral sotaventino vai continuar até 2009, no âmbito do Plano de Ordenamento da Orla Costeira (POOC) Vilamoura/Vila Real de Santo António.


in Observatório do Algarve, 22-01-2007

Sem comentários: